O propósito deste curso é proporcionar aos estudantes os conhecimentos básicos das diferentes tecnologias existentes que envolvem o saneamento e o tratamento das águas residuais de forma descentralizada e que possam adaptar-se às condições particulares de cada caso. Terá especial ênfase nos casos de áreas mais isoladas e condições locais complexas, como espaços rurais e zonas desfavorecidas.
O curso está dirigido a profissionais, estudantes e aqueles que tenham um interesse no campo do tratamento das águas residuais a pequena escala. Em geral, o curso introdutório não requer conhecimentos prévios e poderia ser um complemento para profissionais que trabalham para instituições, agências de cooperação, ONGs, etc.
Esta formação é um curso à distância focado no “tratamento das águas residuais à pequena escala”, que resume os principais aspectos mais relevantes do tratamento das águas residuais (caracterização, saneamento, tecnologias e estratégias de implementação) sobretudo aplicável nas zonas rurais e países em vias de desenvolvimento ou áreas desfavorecidas, onde o saneamento ainda não está instalado.
Este curso à distância é baseado em uma filosofia de uso interativo e amigável e se desenvolve em temas com diversos questionários intermédios para sua avaliação e outros elementos que completam o processo de formação. O aluno irá conhecer o seu progresso em todos os momentos.
O objetivo é que o aluno on-line seja o principal líder do seu próprio processo de formação de um modo flexível: os alunos com limitações de tempo serão capazes de concluir o curso com um compromisso mínimo de 1 hora / dia, por outro lado, serão oferecidas várias opções de formação complementares para os alunos com mais tempo ou interesse específico.
Principais conteúdos do curso:
- As águas residuais. Indicadores de poluição.
- Coleta de águas residuais. Redes de saneamento.
- Conceitos básicos do tratamento das águas residuais.
- Tecnologias de pré-tratamento, tratamento primário e secundário de águas residuais urbanas.
- Sistemas de tratamento extensivos ou naturais.
- Situação das águas residuais na Macaronesia.
- Saneamento básico e estratégias para seu desenvolvimento nas áreas desfavorecidas.
- Sistemas de saneamento individual ou fora de rede.
- Casos práticos.
Prazo para Candidatura
De 25 Outubro a 19 Novembro de 2014. (Edição 2014 finalizada)
Até a 8 de Julho de 2015 (Nova Edição Julho 2015 )
Período do Curso
24 de Novembro a 7 de Dezembro de 2014. (Edição 2014 finalizada)
De 6 a 31 de Julho de 2015 (Nova Edição 2015 financiada pelo projeto CV-078 de LUX-DEV)
Pré-inscrição: Aqui
Seleccionar TRATAMENTO ÁGUAS RESIDUAIS (Junho / Julho 2015)
Vagas limitadas a 50. Serão valorizado o perfil, a motivação e a ordem de pré-inscrição
Curso criado no quadro do projeto ISLHáGUA: REFORÇO DAS CAPACIDADES E COMPETÊNCIAS RELATIVAS A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NAS ILHAS
O projeto ISLHáGUA tem como objectivos principais aumentar a consciencialização sobre o uso de água potável, melhorar as capacidades de controlo de qualidade dos recursos hídricos, promovendo o tratamento e reutilização de água tratada e dessalinização de água mais eficiente, bem como a utilização das energias renováveis, tudo em ambiente de colaboração transnacional das Ilhas Canárias e Cabo Verde.
Parcéiros Canárias:
Instituto Tecnológico de Canarias
Mancomunidad Intermunicipal del Sureste de Gran Canaria
Parceiros Cabo Verde:
Associação Nacional dos Municípios Caboverdianos
Agencia Nacional de Agua y Saneamiento de Cabo Verde
DECM-Universidad de Cabo Verde
Colabora:
Agencia de Cooperação Luxemburguesa.