Publicador de contenidos « Atrás ISLHáGUA propõe á CM do Paul, Projeto de tratamento descentralizado de águas residuais a nulo custo
O projeto ISLHáGUA, entre outras atividades, pretende transferir a experiência desenvolvida nas Ilhas Canárias na implementação de sistemas locais eficazes de tratamento de aguas residuais, bem integrados no meio ambiente, de baixo custo energético e facilmente exploráveis. Surge, neste contexo, em colaboração com os parceiros Caboverdianos, o estudo das necessidades para definir uma localização adequada para assim proceder à aplicação de uma metodologia de integração social, ambiental, estudo de viabilidade económica e de aproveitamento de subprodutos, que permitam conceber e elaborar um projecto de saneamento, tratamento e reutilização, adaptadas às condições locais. Dentro da ampliação e reforço do projeto ISLHáGUA, deferentes instituições e parceiros Cabo-verdianos (MAHOT, ANAS e ANMCV) manifestaram o interesse de ampliar estes estudos e projetos ao caso de Paúl, Santo Antão. Em concreto abordaram-se a Cidade das Pombas e a localidade de Eito. Finalmente, o passado 7 de novembro, foram apresentados os projetos de tratamento de aguas residuais para Eito e Vila das Pombas com tecnologias de nulo custo energético. Ver reportagem na televisão cabo-verdiana (www.rtc.cv):
O município do Paul localiza-se a nordeste da ilha de Santo Antão, limitando a noroeste com o município da Ribeira Grande e ao sudoeste com Porto Novo. Tem uma superfície de 54,4 km2 e uma população de 6997 habitantes. O centro administrativo é a Cidade das Pombas, situada ao redor da desembocadura do Vale do Paul. É a sede do conselho do Paul, situada na desembocadura da Ribeira de Paul, tem uma população de 1295 habitantes que conformam 325 agregados familiares. A atividade económica está ligada a pecuária e a pesca, mas principalmente a agricultura e transformação dos produtos derivados da cana sacarina. O peso do turismo ainda e pouco significativo, existindo apenas um hotel de 19 quartos. Eito é a primeira localidade do interior que se desenvolve de forma lineal ao longo da estrada do Vale de Paul que a atravessa. Tem uma população de 979 habitantes que conformam 212 agregados familiares. Aqui também como em todo o vale a atividade económica principal é a agricultura e a transformação da cana-de-açúcar.
|