Visor de contenido web Visor de contenido web

Publicador de contenidos Publicador de contenidos
« Atrás

SEMINÁRIO PARTICIPATIVO DE REUTILIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS TRATADAS

 

O Seminário proposto enquadra-se no Objetivo 3 do projeto ISLHáGUA da promoção do tratamento, regeneração e reutilização das águas residuais tratadas em Canárias e Cabo Verde. Neste contexto já foi elaborado o Plano Diretor para a Reutilização Segura das Águas Residuais Tratadas na Cidade de Praia. Trabalho que foi realizado em 2012 e que viria a ter continuidade no estudo para propor melhorias na ETAR de Palmarejo.

Por outra parte, durante o mês de fevereiro de 2015, no quadro do projeto de “Reforço das capacidades de adaptação e resiliência às Mudanças climáticas no sector da água em Cabo Verde”, foi realizada uma sessão de reflexão sobre a utilização de águas residuais tratadas na Agricultura. Nas Jornadas participaram diversas entidades envolvidas no tratamento e reutilização das águas residuais em Cabo Verde, além de um representante do Instituto Tecnológico das Canárias. Como continuidade de estas Jornadas e como estratégia de cooperação entre diferentes projetos e parceiros, foi proposto organizar, junto com o projeto ISLHáGUA, uma missão de estudo e troca de experiências em Canárias com a participação de várias entidades de Cabo Verde com interesse na reutilização das águas residuais tratadas ou regeneradas na agricultura. A missão decorreu de 5 a 8 de maio de 2015 na ilha de Gran Canaria.

No quadro deste seminário técnico se organizaria uma parte de palestras sobre experiências em reutilização e iniciativas com o objetivo de aportar um mesmo nível de informação aos assistentes (situação da reutilização em Canárias, Cabo Verde e projetos em curso). As propostas temáticas para os grupos de trabalho específicos são:

  • A nova normativa de reutilização em Cabo Verde, sua aplicação.
  • Os sistemas de controlo de qualidade da água de rega e dos produtos.
  • O código de boas práticas de rega com águas residuais tratadas.
  • As tecnologias de tratamento adaptadas, preços da água residual tratada, recuperação de custos e fórmulas de gestão.

O Seminário seria complementado com palestras finais de conclusões do Seminário.

Finalmente os objetivos finais do Seminário seriam:

 

  1. Divulgar e debater sobre aplicação da nova normativa cabo-verdiana em matéria de reutilização das Águas Residuais Tratadas.
  2. Mostrar as tecnologias aplicadas no tratamento das águas residuais e a produção das águas regeneradas para a agricultura e irrigação de zonas verdes, a grande escala e a pequena escala. Debater sobre a adaptação das tecnologias em relação com a nossa realidade local em Cabo Verde.
  3. Debater e obter conclusões ou diretrizes sobre as fórmulas de gestão e organização, custos de produção, recuperação de custos, meios de controlo e fornecimento das águas residuais regeneradas.
  4. Estabelecimento de novas linhas de cooperação e trabalho conjunto (pesquisas, troca de conhecimento e informações) em matéria de reutilização, entre Cabo Verde e Canárias.

 Data: 15 de julho de 2015

 

Local: Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde

Palmarejo Grande, Praia


Promedio (1 Votar)

Añadir comentario Añadir comentario